APRESENTAÇÃO
A Polivalente Júnior, com a responsabilidade de oferecer a oportunidade
da aplicação prática dos conhecimentos científicos do meio acadêmico do Colégio
Estadual Polivalente, divulga através deste manual do aluno, algumas
informações importantes e necessárias para o desenvolvimento de projetos na
Polivalente Júnior.
Neste pequeno manual, o consultor Júnior
se familiariza com o início da história da Empresa Júnior no Brasil e no mundo,
com nosso código de ética que foi baseado no código de ética do movimento de
empresas juniores, com a nossa missão,
de como participar de projetos da Polivalente Júnior e ter uma iniciação sobre
gestão de projetos.
A Polivalente Junior é uma oportunidade singular para o
aluno desenvolver suas habilidades e adquirir confiança para enfrentar o mercado
de trabalho, além de servir como referência profissional, incluindo no
histórico profissional uma ampla bagagem curricular de valor único.
Com estas e outras ações a Polivalente Júnior - Consultoria espera que o
aluno do Colégio Estadual Polivalente se torne a referência profissional no
mercado Paranaense.
Histórico
A primeira
Empresa Júnior surgiu na França em 1967. Desde então, este movimento vem se
difundindo e, em 1989, já atingia mais de 15.000 estudantes espalhados por mais
de 100 escolas em toda a França.
O processo de internacionalização
ocorreu em 1986. Hoje, já existem empresas espalhadas por toda a Europa,
Estados Unidos, América do Sul, Ásia e África.
No Brasil, a ideia foi introduzida pelo
Vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Franco Brasileira, Sr. João
Carlos Chaves. A partir de um manual intitulado Como Criar Uma Empresa Júnior, editado pela referida instituição,
surgiram as Empresas Juniores da Escola Politécnica da Universidade de São
Paulo, Fundação Armando Álvares Penteado, Fundação Getúlio Vargas, Instituto
Mackenzie, Instituto de Engenharia Mauá e Universidade de Campinas.
Missão
A Polivalente Júnior existe para contribuir para a formação e o
crescimento profissional e humano dos seus membros, através da prestação de
serviços dentro de suas respectivas áreas de atuação, promovendo uma maior
integração entre a sociedade e as instituições de ensino, colaborando para o
desenvolvimento de ambas.
Promover a inclusão social e no mercado de trabalho de alunos de diferentes
gêneros, etnias, níveis sociais, portadores de necessidades especiais, credos,
entre outras, sem qualquer distinção promovendo a igualdade de competitividade
no mercado de trabalho na sua forma mais ampla de direito.
Auxiliar o incremento e desenvolvimento econômico e social,
promovendo o crescimento e o desenvolvimento sustentável da região, a geração
de empregos e a capacitação de novos profissionais mais bem qualificados para o
mercado de trabalho.
Objetivos
Propiciar o desenvolvimento técnico e interpessoal dos alunos,
tais como capacidade de gerenciamento, oratória, liderança, empreendedorismo,
pró-atividade, responsabilidade social, sustentabilidade, entre outros,
tornando-os profissionais, competentes e preparados para o mercado de trabalho
;
Servir de elo entre a sociedade e os alunos, complementando a
missão da instituição de ensino que é de desenvolver benefícios para o ambiente
na qual ela está inserida;
Possibilitar o implemento do conteúdo teórico em prática,
promovendo dessa forma o reconhecimento e valorização da comunidade escolar:
alunos, professores, funcionários administrativos, a instituição de ensino no
âmbito da sociedade como um todo;
Promover e desenvolver a interação entre as instituições de ensino
e a sociedade civil, prestando serviços de qualidade à sociedade, com
acompanhamento e orientação de professores, contribuindo assim para o
desenvolvimento efetivo dos mesmos;
Promover a inclusão no mercado de trabalho dos alunos, sem
distinção qualquer, possibilitando a ascensão social de forma igualitária e com
qualidade.
Dar publicidade à instituição de ensino;
Oportunizar ferramentas e instrumentos que possibilitem o
aperfeiçoamento profissional de professores e funcionários da escola -
especialização, mestrado e doutorado - por meio da aplicação prática e
desenvolvimento de pesquisas no ambiente da Empresa Júnior.
Exercer práticas de responsabilidade social corporativa, através
do voluntariado;
Oferecer projetos a custos inferiores, com qualidade,
possibilitando um desenvolvimento econômico local, graças à consultoria
acessível para a comunidade de forma geral, incluindo produtores agrícolas,
micro e pequenas empresas, entidades e órgãos do poder público.
O que é a Polivalente Júnior?
É
uma associação civil sem fins lucrativos, constituída e administrada por
professores e alunos dos cursos técnicos do Colégio Estadual Polivalente
independente administrativa e financeiramente, sendo mantida por receitas
provindas de termos de parceria, convênios e
contratos firmados com o Poder Público, empresas e agências nacionais e
internacionais, instituições privadas, organizações não governamentais,
organizações da sociedade civil de interesse público, setores organizados da sociedade
civil e outras, para financiamento de projetos na sua área de atuação;
subvenções, doações, legados e heranças de qualquer tipo destinados á
Polivalente Júnior; rendimentos de aplicações de seus ativos financeiros e
outros pertencentes ao patrimônio sob sua administração; contribuição dos
associados, prevista no art. 15, II, do Estatuto da Polivalente Júnior;
promoção de feiras, cursos, treinamentos e eventos; receitas provenientes de
atividades desenvolvidas de acordo com os objetivos estatutários; recebimento
de direitos autorais e outros; sob a supervisão de professores e profissionais
especializados do Colégio Estadual Polivalente.
A Empresa Junior enriquece a formação
acadêmica do estudante, proporcionando a utilização prática de seus conhecimentos
científicos, adquiridos durante todo o processo de aprendizagem técnico por ele
cursado.
Quem são nossos clientes?
A Polivalente Júnior tem a natureza de
uma empresa real, com Presidência, Diretoria, Conselho de Administração,
Estatuto e Regimentos próprios, com uma gestão autônoma em relação a Direção do
Colégio Estadual Polivalente, Grêmio Estudantil ou qualquer outra entidade
acadêmica.
Seus principais clientes são micro, pequenas
e médias empresas, produtores rurais, empresas públicas (coligadas, estatais,
empresas da administração pública direta e indireta) e membros da comunidade.
A Polivalente Júnior torna acessível os
serviços de consultoria a este segmento, uma vez que o custo dos trabalhos é
bem inferior a de uma empresa de consultoria de grande porte, já que as
empresas juniores se utilizam exclusivamente de estudantes. A qualidade do
serviço é garantida pela orientação dos professores da instituição de ensino
técnico.
Nossa Estrutura
I.
Conselho Escolar.
O
Conselho Escolar é formado por professores, funcionários e membros da
comunidade (pais de alunos) da instituição de ensino a qual a Polivalente Júnior
está coligada. Todos os membros do Conselho Escolar são associados colaboradores.
II.
Presidente
A
Presidência é indicada pela diretoria da Instituição de ensino a qual a
Polivalente Júnior está coligada.
III.
Orientadores:
Professores
e coordenadores dos cursos técnicos, voluntários ou em regime de contraturno
atuantes na Instituição de ensino.
IV.
Diretoria;
Os membros da Diretoria serão eleitos, dentre os alunos associados
efetivos, pelos demais membros, e terão seus nomes homologados pela Assembléia
Geral.
A
Diretoria compõe-se de 5 (cinco) membros titulares:
·
1 (um) Presidente,
·
1 (um) Diretor Administrativo-Financeiro,
·
1 (um) Diretor de Projetos,
·
1 (um) Diretor de Gestão de Pessoas e
·
1 (um)Diretor Comercial.
V.
Assistentes e Secretárias
Alunos(as)
selecionados por processo seletivo em sistema de estágio.
VI.
Conselho Administrativo:
O Conselho Administrativo é formado pelos diretores
e pelo presidente da Polivalente Júnior. Compete ao Conselho Administrativo elaborar
o planejamento estratégico e de crescimento da Polivalente Júnior.
VII.
Assembléia Geral;
A
Assembléia Geral é o órgão máximo e soberano da Polivalente Júnior, composta
pelos associados efetivos no pleno gozo de seus direitos estatutários e
reúne-se sob a forma de Assembléia Geral Ordinária (AGO) ou sob a forma de
Assembléia Geral Extraordinária (AGE); em ambos os casos, para as hipóteses
previstas neste Estatuto e para os fins específicos da convocação.
Código de Ética
O papel da Polivalente Júnior é oferecer aos estudantes o aprimoramento
técnico através de trabalho que permita uma visão real da sociedade e da
comunidade. Sua principal função é o desenvolvimento do indivíduo de forma
apartidária e imparcial.
A Polivalente Júnior possui o papel de
auxiliar e assistir os clientes através de consultorias administrativas e
técnicas, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de seu negócio.
Fundamentos do Código de Ética
O
código de ética da Polivalente Júnior
está baseado nos fundamentos éticos da consultoria em geral, nos
princípios de convivência humana que devem ser compartilhados entre clientes,
estudantes e empresários enquanto indivíduos e nos propósitos e filosofias do
movimento.
Relação com o Cliente
O cliente tem o direito de saber como a
Polivalente Junior poderá atendê-lo. Assim, é essencial que se estabeleçam
inicialmente com o cliente os objetivos do trabalho previsto, os meios a serem
utilizados, as dificuldades, as limitações prováveis e as estimativas de tempo
e gasto envolvidos.
O principal requisito a ser seguido pelos
consultores juniores para a execução dos serviços é a qualidade dos mesmos. A
Polivalente Júnior só deve propor a execução dos serviços para os quais esteja
plenamente capacitada a conduzir, evitando assumir tarefas que estejam em
campos no qual não se encontre tecnicamente atualizada e capacitada, além de
prazos e orçamentos que viabilizem os projetos.
A Polivalente Júnior deve procurar arcar com
projetos somente nas áreas dos cursos oferecidos pelo estabelecimento de ensino
a ela ligada, além de outras áreas para as quais existam professores
especializados.
Caso a Polivalente Júnior, no desenvolvimento
de um projeto, perceber que não pode dar prosseguimento ao seu serviço, esta
deve interromper o projeto segundo as cláusulas contratuais, indicando as
melhores alternativas para a resolução do problema.
Nos casos de serviços envolvendo diferentes
áreas de atuação, é possível a união e o trabalho conjunto de duas ou mais
empresas juniores, com a devida aprovação do cliente. É essencial que as
funções de cada uma das Empresas Juniores envolvidas sejam estabelecidas
claramente com o cliente e recomenda-se a assinatura de contratos separados.
Os trabalhos desenvolvidos pela Polivalente
Junior devem sempre visar o melhor desempenho do cliente, transferindo-lhe
todos os conhecimentos necessários ao perfeito andamento dos serviços, por isso
o consultor júnior jamais poderá omitir ou sonegar quaisquer informações
pertinentes ao trabalho executado.
Ao trabalhar para clientes concorrentes e,
ainda, prestando serviços em áreas de natureza similar, a Polivalente Junior
deve deixar claro esta situação aos seus clientes atuais e potenciais.
No caso de desenvolvimento de projetos de
caráter exclusivo, a Polivalente Junior deve obter a anuência do atual cliente
para atuar em empresas concorrentes e potenciais.
O cliente tem o direito de requerer o sigilo
de informações passadas aos consultores juniores. Assim, deve-se adotar medidas
necessárias e seguras à preservação deste sigilo, inclusive na guarda de
documentos e na fidelidade dos membros da Polivalente Junior.
Os consultores poderão ter acesso às
informações do projeto anterior para facilitar a condução dos estudos. Porém,
as cláusulas contratuais que dizem respeito ao sigilo devem ser respeitadas.
Caso algum tipo de serviço, no seu
desenvolvimento, viole as leis e regulamentações vigentes, os princípios éticos
e a consciência profissional dos consultores juniores, deve-se interromper o
andamento do serviço citado.
A Polivalente Júnior não deve impor ou tentar
impor suas próprias convicções ao cliente, mas sim procurar caminhos para o
desenvolvimento dele a partir dos objetivos e da cultura organizacional
existentes.
Os consultores juniores jamais deverão
utilizar-se dos conhecimentos adquiridos no exercício de suas atividades junto
aos clientes para qualquer tipo de negócio em benefício (financeiro/comercial)
próprio e, também, não receber qualquer tipo de gratificação financeira que não
esteja devidamente esclarecida em contrato.
Relação com outras Empresas Juniores
A Polivalente Junior não deve se envolver em
atividades paralelas ou comportamento público que possam significar conflitos
de interesse ou comprometer a imagem do movimento empresa júnior, e sempre
assumir a responsabilidade pelos seus comportamentos.
Ao utilizar-se de idéias, esquemas e
conhecimentos elaborados por terceiros ou outras empresas juniores, a
Polivalente Júnior deve deixar claros a origem e o crédito, evitando passar a
imagem de que os mesmos foram por ela elaborados.
A forma de divulgação de serviços por qualquer
empresa júnior pode afetar o movimento como um todo. Por isso, deve-se evitar
qualquer tipo de propaganda que tenha eficácia duvidosa ou benefício pouco
aceitável. O principal critério deve ser o respeito à credibilidade do
movimento e à credibilidade própria.
Os consultores juniores devem saber das suas
responsabilidades, conhecer os princípios do movimento júnior e divulgá-los
entre seus companheiros, pois as divulgações de forma errôneas ou deturpadas
sobre o movimento e seus procedimentos podem comprometer a imagem do movimento
como um todo.
Relação
com o Colégio Estadual Polivalente
A Polivalente júnior por estar ligada ao
Colégio Estadual Polivalente, deve ter consciência da alta responsabilidade de
sua atuação, visto que ela representa esta instituição em todas as atividades.
Tem a obrigação de divulgar as suas
atividades a toda comunidade acadêmica, corpo docente e discente, a qual esteja
ligada, evitando a formação de grupos fechados ou privilegiando certos alunos
em detrimento de outros.
Deve prestar qualquer tipo de esclarecimento,
sempre que este seja solicitado pela instituição à qual esteja ligada, devendo
apresentar, ao final de cada gestão, um relatório e balanço das atividades
realizadas.
Possui a obrigação de prezar a relação entre
a instituição/colégio da qual faz parte.
Relação com os outros Estudantes
O Polivalente Junior deverá prestar
informação a qualquer estudante que lhe peça esclarecimento sobre os princípios
que regem as empresas juniores.
Cabe a todos os consultores juniores o devido
treinamento e transmissão dos princípios e conceitos a outros estudantes que se
interessem em participar da Polivalente Junior.
Relação com a Comunidade
É
conduta óbvia para a atuação da Polivalente júnior a observância ao cumprimento
das leis e das regulamentações legais vigentes.
O
Polivalente Junior deve ter a real noção de seu papel como agente de mudanças
sociais, visto que tem o poder de direcionar os caminhos e de cumprir suas
funções com responsabilidade.
Como Participar .....
Todo aluno do Colégio Estadual Polivalente,
de qualquer curso técnico, pode participar no desenvolvimento e na execução de
projetos da Polivalente Júnio na função de consultor júnior.
Basicamente, existem três formas de
participar dos projetos:
Situação
1: Quando uma empresa solicita um projeto à Polivalente Júnior, a mesma recruta
e seleciona os consultores juniores necessários, por meio de editais que são
fixados nos quadros de avisos de cada curso e pela newsletter (para alunos
cadastrados);
Situação
2: A Polivalente Júnior cria a ideia de um novo projeto interno e recruta e
seleciona consultores juniores;
Situação
3: O próprio aluno ou professor pode levar a ideia de qualquer projeto à
Polivalente Junior. Neste caso, o aluno ou o professor, além de ser o
consultor, será o gestor do projeto (pessoa responsável pelo planejamento e
execução do projeto).
É importante notar que o aluno não está
dependente de projetos criados pela Polivalente Junior, o próprio aluno pode
dar entrada em um projeto e automaticamente ser um participante efetivo, ou
seja, todo aluno tem a chance de se tornar um consultor Junior independente da
oferta de vagas para consultor.
Normas e Procedimentos para Apresentação de Projetos
O aluno deverá se dirigir à Polivalente
Júnior para pegar o modelo de projeto adotado;
Apresentar cópia impressa do projeto para
análise, aguardando o posicionamento da Polivalente Junior, sobre alterações
necessárias, quando for o caso;
Horário de atendimento: segunda à sexta das 8:00
às 12:00 horas, das 12:00 às 16:00 horas e das 16:00 às 20:00 horas.
A Polivalente Júnior manterá contato com o
gestor do projeto para qualquer esclarecimento sobre o mesmo;
Após analisado e viabilizado, o projeto
deverá ser executado sob a responsabilidade do gestor de projeto;
Após a conclusão do projeto, todos os
participantes do projeto receberão um Certificado da Polivalente Júnior ,
de participação.
O que é Gestão de Projetos ....
Na administração moderna, a habilidade
de gerenciar projetos é essencial para profissionais, gerentes e executivos
darem conta das inúmeras mudanças que fazem parte da administração de uma
empresa moderna.
Como filosofia principal, a Polivalente
Junior está baseada na administração de projetos, onde os discentes e docentes
do Colégio Estadual Polivalente poderão desenvolver seus conhecimentos
científicos, aplicando técnicas e procedimentos na elaboração e execução de
projetos.
A administração de projetos
consagrou-se como project management na década de 1960, na época da
corrida espacial nos Estados Unidos. A administração de projetos já existia
como disciplina, porém os feitos da Nasa focalizaram a atenção mundial em
projeto: o de colocar o homem na lua. Com base nesta realização, as técnicas
passaram a ser usadas largamente em aplicações clássicas como: engenharia e
construções, desenvolvimento de sistemas, fabricação de bens de capital,
programas aeroespaciais, novos produtos. Atualmente, o escopo da administração
de projetos evolui para incluir projetos também nas seguintes áreas: mudança
organizacional, normas ISO, recursos humanos, marketing, qualidade total, metas
corporativas anuais e novas tecnologias.
Administrar
um projeto significa tomar decisões e realizar ações de planejamento,
organização, execuções e controle que possibilitam o desenvolvimento do ciclo
de vida.
Estrutura de Projetos...
A Polivalente Junior adota uma estrutura
padrão para o desenvolvimento de projetos, a qual deverá ser seguida por todos
seus integrantes, como seguinte:
· Formulário: A4
· Título do plano de projeto: é o
nome do projeto que será desenvolvido.
· Produto esperado: é o
objeto resultante da execução do projeto.
· Início previsto:
data prevista para o início da execução do projeto.
· Término previsto:
data prevista para o término da execução do projeto:
· Gestor do projeto: Consultor
Junior responsável pela elaboração e execução e atualização de todas as ações
do projeto.
· Meta: O que se deseja
alcançar, de forma sistematizada com datas determinadas, contribuindo para a
conclusão do projeto.
· Escopo do Projeto:
- O que será feito:
descrição de todas as atividades que serão desenvolvidas no projeto.
- O que não será feito:
descrição das atividades que não estão contempladas na execução do projeto,
procurando deixar evidenciado claramente todos os pontos.
· Importância, Benefícios e Vantagens:
descrição da importância da realização do projeto, quais os benefícios que
serão alcançados e as vantagens que serão adquiridas com o sucesso do mesmo.
· Responsabilidades:
determinação de todas as responsabilidades dos participantes do projeto, como:
gestor do projeto, consultores Juniores, consultores seniores ( orientadores ou
executores ) e(ou) consultores terceirizados.
· Premissas:
fatores que antecedem o desenvolvimento do projeto.
· Restrições:
fatores que restringem o desenvolvimento e a execução do projeto.
· Estrutura analítica do projeto: se
assemelha a um organograma no que se
demonstra uma visão holística do processo do projeto.
· Cronograma das atividades: é o
plano de atividades inerentes ao projeto, onde estão descritas todas as atividades
com suas datas, responsáveis e seus relacionamentos.
· Planilha de custos:
descreve todos os custos relacionados ao projeto.
· Fatores críticos para o sucesso:
demonstra todos os fatores críticos que podem influenciar no sucesso da
execução do projeto e são descritos em ordem de maior para de menor influência.
· Riscos: são
fatores externos não controlados pelo projeto, que devem ser analisados e
descritos para serem acompanhados durante a execução do mesmo.
Todo
projeto será ser analisado sobre a sua viabilidade econômica, técnica e humana
pela Polivalente Júnior, decidindo a condição.